A Rainha Vermelha | Victoria Aveyard



Cuidado com os SPOILERS

Tempestade de Guerra é o grande desfecho da série A Rainha Vermelha. Eu demorei bastante para ler este livro. Quando li o primeiro volume, gostei muito de algumas coisas nele, outras nem tanto. E na época que eu iniciei a leitura do segundo livro, eu acabei ficando bem desanimado devido a algumas enrolações na obra. Tanto que quando eu iniciei a leitura de A Prisão do Rei, estava torcendo para não ser a mesma coisa, mas no final acabou sendo mais do mesmo. Pois bem... Iniciamos o livro com todos divididos. Depois de Cal ter escolhido a coroa, escolhido retomar o trono ao invés de ficar com Mare, foram formadas muitas alianças. No entanto, essas alianças não foram firmadas com base na confiança ou lealdade, foram mesmo por interesses. Cal se aliou a sua avô, a seu tio e aos pais de sua noiva para ter mais poder e retomar seu trono das mãos de Maven. A própria Guarda Escarlate o está apoiando, mesmo que eles tenham outros planos em mente, eles ainda querem ver Maven fora do trono. Mesmo depois de Cal ter trocado Mare pelo trono, eles ainda estão trabalhando lado a lado. Entretanto, isso não significa que eles possuem os mesmos ideais. Mare e a Guarda Escarlate não estão satisfeitos e não querem ver novamente um prateado sentado no trono.

O mais interessante desse livro são os vários pontos de vista dele: temos como narrador MareCalMavenIris Evangeline. Começamos com a Mare narrando e se lamuriando com o fato de Cal tê-la abandonanda, e isso se repete por v'arias páginas do livro. Mesmo que ela tenha tido um crescimento, que tenha evoluído muito desde o primeiro livro, ainda vemos que ela não é uma personagem muito complexa, não há nada de diferente nela, exceto seus poderes. Ela não é aquela personagem marcante que vemos em outras séries. Isso acaba decepcionando um pouco. Temos a chance de ver outro lado da Evangeline, um lado onde vemos como ela á manipulada pelos pais em prol de seus objetivos, com isso acabamos gostando bem mais dela. Agora, o mais interessante mesmo foram os capítulos narrados pelo Maven. 


É muito bom quando podemos ver dentro da mente de um personagem que consideramos o vilão de tudo. É muito interessante ver seus pensamentos, suas motivações, seus sentimentos... Muitas vezes eu gosto muito mais de acompanhar toda a trajetória do vilão da história do que dos mocinhos. Cal está dividido entre as suas obrigações e seus sentimentos pela Mare. Eu, de verdade, esperava que ele fosse se rebelar e ir contra as vontades dos que o queriam no trono. Que ele voltaria atrás e jogasse tudo para o alto. Mas, infelizmente ele agiu da forma que sempre agiu. Isso nos leva a seu relacionamento com a Mare. Ao mesmo tempo em que eu queria que eles ficassem juntos, eu tinha a impressão de que eles não formavam um casal incrível. Isso faz sentido? O amor deles não conseguiu me cativar. Eu queria torcer por eles, sofrer pelo término do relacionamento, eu queria ansiar por uma reaproximação. Mas nada disso aconteceu. Acho que eu esperava demais deles como casal e acabei me decepcionando.

Este é um livro muito marcado pela parte politica, pelas estratégias e pela guerra. É fácil perceber que não há confiança entre os aliados. A qualquer momento um pode trair o outro. Todos são motivados por ambições. Toda essa tensão de não saber em quem confiar, de não saber qual o próximo passo do inimigo, de não saber o que os outros estão pensando são as melhores coisas do livro. E, embora tenha todo essa atmosfera de guerra, não acontece batalhas a todo o momento. E quando acontece, ficamos um pouco perdidos. Eu ficava muito confusa nas cenas de batalhas. Não era como em outros livros que conseguimos visualizar bem na nossa mente, às vezes como se estivéssemos ao lado dos personagens. Acho que a Victoria Aveyard se atrapalhou muito na hora de descrever as cenas de lutas. Eu juro que precisava ler mais de uma vez para conseguir entender bem cada cena e imaginá-las na minha mente.


[SPOILER] Eu esperava que o final desse livro fosse algo bem grandioso. Eu pensava que haveria muitas mortes. Todavia, não foi isso o que aconteceu. Quando chegamos ao final, não sabemos qual fim levou cada personagem. Não sabemos o que cada um está fazendo – tirando a Mare. Não sabemos como ficou o mundo para os Prateados e Vermelhos; não sabemos nada. Com relação a esse final eu preciso comentar algo: O Maven morre nesse livro. Até aí tudo bem. Mas o grande problema nessa morte foi a cena de como ele morreu. Eu não percebi que ele havia morrido até um personagem dizer que ele estava morto. Então eu precisei voltar e ler a cena toda de novo. A cena é muito confusa, você não entende nada. Além dessa morte estranha, quando chega a hora do casal ficarem juntos, eles não ficam. Muito legal, não é mesmo? A Mare ficou reclamando da escolha do Cal, e quando ele abre mão do trono, ela precisa de tempo sozinha? ME POUPE!! [FIM DO SPOILER]

Eu curti toda a parte politica, os diálogos e estratégias. Estava curtindo a leitura até chegar ao final. Fica muita coisa em aberto, dando a impressão de que virão novos livros por aí. Esta é a minha opinião sobre o livro. E vocês, já leram? O que acharam?



      Título Original: Red Queen #4
      Autor: Victoria Aveyard
      Editora: Seguinte
      Tradução:
      Ano: 2018
      Páginas: 704
      Amazon









0 Comentários:

Postar um comentário